terça-feira, 18 de setembro de 2012

Modelagem de Óculos - Etapas de criação

O desenvolvimento desta peça reuniu os conceitos introdutórios à modelagem no 3D Max, e finalizam a primeira unidade. Foi determinada a criação de uma peça à escolha do aluno e de caráter complexo (nas formas e no conjunto de elementos da composição). O objetivo é aplicar as principais técnicas aprendidas do conteúdo. O objeto escolhido foi um óculos de sol, formado basicamente por uma lente única cujas extremidades apoiam os braços.


A elaboração dessa modelagem envolveu os seguintes métodos:
  1.  Desenho com a ferramenta Line, na ortogonal superior, da metade da lente e seu formato arredondado nas extremidades. Utilizar essa vista permitiu um maior controle da edição da curvatura lateral da peça, além de a metade apenas precisar ser espelhada para formar a peça completa.
  2.  Para unir as duas metades da lente, foi utilizado o recurso Attach.
  3. O caminho recebeu o comando Extrude e foi elevado verticalmente até a altura desejada. Feito isso, o elemento foi convertido em shape, o que possibilitou a edição dos vértices através do painel de modificações do objeto.  As deformações foram feitas até chegar ao formato frontal desejado.
  4. As pernas foram criadas através de um processo semelhante: utilizando a ortogonal lateral com a ferramenta Line, dessa vez utilizando as curvas de bézier. Com o caminho fechado, bastou utilizar o recurso Extrude Face, que originou o preenchimento dessa peça. Finalmente, foi criada uma cópia com shift e posicionada na outra extremidade.
  5. As peças receberam uma predefinição no painel de Edição de Materiais. A lente teve a opacidade alterada, para efeito de transparência. Foi aplicada uma textura metalizada para as pernas do óculos.
  6. Foi desenhado um palco retangular e acrescentada uma iluminação (apenas 1 ângulo), que gerou o efeito de sombra do rendering.




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